PROJETO EDUCATIVO
A participação ativa da família na escola é um pilar essencial para o sucesso educativo das crianças. Acreditamos que a parceria entre pais e educadores é fundamental para criar um ambiente enriquecedor e estimulante. Ao envolver-se na vida escolar, os pais não apenas fortalecem o apoio emocional dos seus filhos, mas também contribuem para um ambiente educacional mais completo e inclusivo. Juntos, construímos pontes de entendimento e colaboração, promovendo um crescimento saudável e integral das crianças, tanto no contexto escolar como na sua jornada de vida.
O projeto educativo para o triénio 2023/2026 tem como tema os quatro pilares da educação de Jacques Delors.
O paradigma atual da educação nos primeiros anos de vida está intrinsecamente vinculado aos quatro pilares propostos por Jacques Delors, oferecendo uma perspectiva crucial para o desenvolvimento integral das crianças. Esses pilares fornecem uma estrutura sólida que vai além da mera transmissão de conhecimento, buscando cultivar habilidades, valores e uma base sólida para o futuro.
O primeiro pilar, “aprender a conhecer”, assume uma relevância especial na educação infantil contemporânea. Nessa fase crucial, as crianças estão ávidas por explorar o mundo ao seu redor. O paradigma atual reconhece a importância de estimular a curiosidade, proporcionar experiências ricas e promover uma abordagem lúdica para a aprendizagem. Introduzir conceitos fundamentais através de atividades envolventes contribui para o desenvolvimento cognitivo e cria uma base sólida para as aprendizagens.
O segundo pilar, “aprender a fazer”, ganha destaque ao reconhecer a importância do desenvolvimento de habilidades práticas desde tenra idade. O paradigma atual enfatiza a necessidade de promover a autonomia nas crianças, incentivando a exploração, a experimentação e a resolução de problemas. Atividades práticas, jogos e projetos colaborativos não apenas estimulam o pensamento criativo, mas também estabelecem as bases para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida.
O terceiro pilar, “aprender a viver juntos”, assume um papel crucial na educação nos primeiros anos, onde a socialização e a formação de relacionamentos são fundamentais. O paradigma contemporâneo procura criar ambientes inclusivos que promovam a empatia, a compreensão e a colaboração desde os primeiros anos de vida. Incentivar o respeito à diversidade e a construção de habilidades sociais essenciais prepara as crianças para se tornarem membros ativos e solidários da sociedade.
O quarto pilar, “aprender a ser”, assume uma importância singular na educação infantil atual, reconhecendo a singularidade de cada criança. O paradigma destaca a necessidade de cultivar a autoexpressão, a autoconfiança e o desenvolvimento socio-emocional. Ao criar ambientes que valorizam a individualidade, a educação nos primeiros anos contribui para o florescimento de uma identidade equilibrada e resiliente.
Em síntese, o paradigma atual da educação nos primeiros anos de vida alinha-se de maneira intrínseca com os quatro pilares de Delors. Ao abraçar essa abordagem holística, é possível criar um alicerce educacional sólido, formando indivíduos capazes não apenas de enfrentar os desafios do presente, mas também de contribuir ativamente para a construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e orientado para o desenvolvimento integral do ser humano contribuindo de forma significativa para o mundo à sua volta.
Segundo as O.C. “A família e a instituição de educação pré-escolar são dois contextos sociais que contribuem para a educação da mesma criança, importa por isso que haja uma relação entre estes dois sistemas” (D.E.B., 1997:43)