O PETIZ

O PETIZ

“O Petiz” foi formado no ano lectivo 1989/90.

Em virtude do encerramento da cooperativa – creche “O Reguila”, fez-se uma reunião de pais onde foi sentida a necessidade de se formar uma instituição, que fizesse o prolongamento das crianças que frequentavam o Jardim-de-infância da rede pública e das que já frequentavam a escola do 1º ciclo.

HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO

Foi assim constituído “O Petiz” como associação de pais. Mais tarde foi celebrado o acordo com o Centro Regional de Segurança Social para o Jardim-de-infância e A.T.L. e no ano lectivo 1997/98 o de Creche. Inicialmente fazia somente os prolongamentos denominados A.T.L. de Jardim-de infância e A.T.L. do 1º ciclo. Em 1991 abre uma sala com crianças a tempo inteiro, e desde essa data funcionou com as valências de Creche, Jardim-de infância e A.T.L.. No ano lectivo de 2007 deixou de funcionar o A.T.L. como consequência das escolas básicas do 1º ciclo fazerem os prolongamentos das actividades de enriquecimento curricular. 

A instituição denominada “O Petiz”, Associação Cultural e Educativa de Apoio à Criança, é uma instituição particular de Solidariedade Social localizada na Vila da Lourinhã, no 1º e 2º andar de um edifício adaptado para esse fim. O espaço é constituído por 6 salas entre Pré-Escolar e Creche, 2 refeitórios, cozinha, despensa, gabinete, secretaria e instalações sanitárias. 

A associação aposta na construção de novas instalações ! 

A localização será boa a curto prazo visto estar localizada na área de expansão urbana da Lourinhã.

“PROJECTO EDUCATIVO”

A Criança desempenha um papel ativo na construção do seu desenvolvimento, onde cada um é respeitado como ser único. É necessário respeitar e valorizar as características individuais de cada criança e partir delas para novas aprendizagens. A participação de cada criança e do grupo no processo educativo é feita através de oportunidades de cooperação que favorecem a vivência de valores democráticos.

A escola tem um papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem, devendo criar condições para o sucesso de todas, encarando-os como sujeitos ativos do mesmo. Temos como objetivo, com este projeto, uma maior aproximação e envolvimento das famílias no processo educativo. Através desta relação (escola-família) pretendemos alcançar também a comunidade, no sentido de melhorar a resposta educativa proporcionada, pois devemos ter em conta o meio social em que vivem as crianças e as suas famílias.

Este projeto pretende articular a escola-família-comunidade de forma a que se conjuguem as diferentes perspetivas com a finalidade de alargar e enriquecer as situações de aprendizagem. Este trabalho está estruturado em duas partes: a primeira diz respeito ao projeto educativo, onde apresentamos a caracterização do meio envolvente e da instituição, a sua fundamentação teórica e se definem os objetivos gerais; a segunda engloba os projetos pedagógicos elaborados pelas educadoras de cada sala.

Segundo as O.C. “A família e a instituição de educação pré-escolar são dois contextos sociais que contribuem para a educação da mesma criança, importa por isso que haja uma relação entre estes dois sistemas” (D.E.B., 1997:43)

MISSÃO, VALORES E VISÃO

“O PETIZ” Associação Cultural e Educativa de Apoio à Criança, tem por objetivo uma ação global com a Criança, visando a sua integração social, a todos os níveis, desde os primeiros meses de vida até ao fim da escolaridade obrigatória e ocupação de tempos livres com atividades que permitam a sua formação Educativa e Cultural.

100 “CRIANÇAS”

“O Petiz” tem capacidade para 100 crianças.

Creche
• Berçário
• Sala de 1 ano
• Sala de 1/2 anos
• Sala de 2 ano

Pré-Escolar
• Sala Vermelha 3/4/5 anos
• Sala Laranja 3/4/5 anos
• Sala Arco-Íris 3/4/5 anos

Pessoal Docente:
6 Educadoras
•  3 educadoras na Creche, sendo uma responsável pelo berçário
• 3 educadoras no Pré-Escolar, uma acumula funções com Coordenadora Pedagógica

Pessoal não Docente:
• 7 ajudantes de acção educativa na creche
• 5 ajudantes da acção educativa no Pré-Escolar
• 1 escriturária
• 1 cozinheira
• 1 ajudantes de cozinha
• 1 auxiliares de serviços gerais

ESTATUTOS

ALTERAÇÃO PARA ADEQUAÇÃO À ATUAL LEGISLAÇÃO Aprovado em Assembleia Geral de 28 de Setembro de 2015

VER PDF

ALTERAÇÃO AO NÚMERO DE ELEMENTOS DOS ORGÃOS SOCIAIS
Aprovado em Assembleia Geral de 19 de Outubro de 2012

VER PDF

PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO
Capítulo I – Da denominação, sede e âmbito de ação e fins
Capítulo IV – Disposições diversas
Aprovado em Assembleia Geral de 31 de Julho de 2009

VER PDF